Notícias da Associação

Podcast
Minuto da Prosa

Cotação

Cotação do arroz

Previsão do tempo

Clima em alegrete

Foco na produção sustentável

Foco na produção sustentável

Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado debate a sustentabilidade da produção a partir desta segunda-feira, em Santa Maria (RS)

Discutir e avaliar os diferentes cenários que se apresentam para a produção sustentável de arroz irrigado. Este é o objetivo do VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, que será realizado de 12 a 15 de agosto de 2013, no Park Hotel Morotin, em Santa Maria (RS). O evento é promovido pela Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai) e a Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, (UFSM) e deve reunir cerca de 800 pesquisadores, técnicos, estudantes, produtores e demais interessados.

A Sosbai é presidida por Leandro Souza da Silva, e o Congresso será presidido pelo professor Enio Marchesan, representando o Centro de Ciências Rurais da UFSM. O evento conta com uma programação abrangente, com apresentações de trabalhos científicos e pôsteres, além de oficinas temáticas e painéis abordando temas atuais e relevantes para o fortalecimento da cadeia produtiva arrozeira, especialmente a promoção da pesquisa e a difusão de tecnologias, como novas descobertas ou consolidação de teses nas áreas de nutrição, irrigação, clima, manejo de lavoura, de pragas e doenças e invasoras, como o arroz vermelho.

A pauta também cobre temas também relevantes como resistências aos métodos de controle de pragas, doenças e invasoras, práticas de rotação de culturas em áreas rizícolas, melhoramento genético, pós-colheita, Código Florestal e antecipa as novas tendências em pesquisas e tecnologias para o arroz irrigado. A palestra de abertura traz uma das grandes autoridades internacionais em arroz do mundo, Achim Dobermann, diretor do Instituto Internacional de Pesquisas em Arroz (IRRI, na sigla em inglês), das Filipinas. Ele abordará “As oportunidades para a pesquisa em arroz irrigado e para o desenvolvimento do setor arrozeiro”. A 47ª edição da revista Planeta Arroz será lançada durante o Congresso, que também deve dar origem à nova publicação das recomendações técnicas para a cultura de arroz irrigado.

QUESTÃO BÁSICA
A resistência de plantas daninhas tem destaque na programação, caso do painel “A resistência de plantas daninhas no cultivo de arroz irrigado”, moderado pelo chefe de pesquisas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), José Alberto Noldin. A palestra “Biologia, manejo e resistência de plantas daninhas em arroz”, será apresentada pelo professor da Universidade da Califórnia (EUA), Albert Fischer. Na sequência, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Aldo Merotto Jr, ministra a palestra “Resistência de arroz vermelho em arroz irrigado: situação e perspectivas”. O cenário da rotação de culturas em áreas de arroz será o tema do painel moderado pelo professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Rogério de Sousa, com três apresentações abordando os desafios e perspectiva para a soja, o milho e a integração lavoura-pecuária.

VIII CBAI
12 a 15 de Agosto de 2013
Park Hotel Morotin
Santa Maria, RS

Página: www.cbai2013.com.br
E-mail: contato@cbai2013.com.br
Telefone: (55) 3286 – 1557

Soldados receberão certificados do projeto AGROVERDEO...
Pauta climática e desafios para a Metade Sul na Seman...
Molion está confirmado na Abertura da Semana Arrozeir...
© 2024 - Associação dos Arrozeiros de Alegrete - Todos os direitos Reservados