O IRGA poderá ter uma sede própria em Alegrete. A área existe e fica ao lado da sede nova da Associação dos Arrozeiros, na avenida Tiaraju. Provocado pelo Prefeito Márcio Amara, o Presidente do IRGA, Rodrigo Warlet Machado, durante encontro com os orizicultores aceitou o desafio e estudar a viabilidade da obra. “Existe esta área e vamos atrás dos recursos, porque a vontade é de todos nós, a instituição, os produtores e o agro”, disse.
Ele participou de uma longa reunião durante a manhã na sede da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, e realizou um tour pela região, onde também esteve na quinta-feira em Uruguaiana. A ampla pauta discutida em Alegrete, teve pontos polêmicos sobre o retorno dos descontos feitos pelo Estado, e falta de autonomia da autarquia.
Também a queda e o congelamento dos salários dos tecnicos e pesquisadores, que estão sendo coptados por grandes multinacionais de pesquisa e venda de sementes certificadas. O banco genético e a pesquisa de décadas sobre o arroz, que o IRGA detém e concentra estaria em risco.
O fato de uma sede com auditório em Alegrete já é uma demonstração de retomada na avaliação do Presidente da AAA, Gustavo Thompson Flores. “O fato de haver disposição do Presidente Rodrigo de encaminhar esta proposta feita em Alegrete, abre perspectivas para o retorno do verdadeiro objetivo do IRGA”, disparou.
Autor da provocação o Prefeito Márcio Amaral, disse em sua lembrou que o terreno está situado em frente à Secretaria Municipal da Agricultura, do Horto Municipal e lindeiro ao Parque de Exposições Lauro Dornelles, “e que o município será parceiro, dentro das possibilidades, uma vez que já destinou a área”.