Notícias da Associação

Podcast
Minuto da Prosa

Cotação

Cotação do arroz

Previsão do tempo

Clima em alegrete

20230518_111815

Área do arroz diminuiu, mas produtividade compensou

O presidente do IRGA, Rodrigo Warlet Machado, no giro que faz na região, esteve hoje em Alegrete num encontro com produtores na sede da Associação dos Arrozeiros. Após ser recebido pelo presidente Gustavo Thompson Flores, numa coletiva, o dirigente do IRGA respondeu a questionamentos feitos sobre o quadro atual da lavoura de arroz. As questões climáticas afetaram em muito a lavoura que teve uma redução de área de 12 por cento, mesmo assim, a produção , com o impacto da estiagem, ficou em 7,6 por cento ao menor juízo, afirmou. Para o dirigente do IRGA, fica claro a capacidade que a lavoura tem de conseguir altos níveis de produtividade, mantendo a segurança alimentar e os índices de exportações bem elevados.
Numa análise mais aprofundada sobre o setor, o presidente Rodrigo Machado declarou que a lavoura de arroz é altamente tecnificada, eficiente e ecologicamente sustentável, pois é capaz de produzir mais com menos área o que demonstra a eficiência do produtor. “ O homem que produz é resiliente, porque ele colhe realizações, acreditando sempre que o futuro será melhor”, enfatizou.
No tocante ao avanço das áreas cultivadas com soja, nenhuma preocupação. A soja não está tomando o espaço do arroz, ela está entrando como sistema de produção e onde ela está inserida junto está a pecuária e está entrando o milho irrigado também. Então, hoje o produtor de arroz é o produtor multigrãos. A área de arroz está se estabilizando e a soja faz parte de uma rotação de culturas.
Finalizou o presidente do IRGA destacando que vê hoje o produtor de arroz como um empresário, que produz o ano todo, consegue melhores safras através de uma rotação de culturas dentro da propriedade e isso é um avanço, concluiu.

Associação dos Arrozeiros e Sindicato Rural repudiam ...
NA IGREJA MATRIZ, MISSA DE AGRADECIMENTO PELA COLHEIT...
Sancionada Lei de autoria do Delegado Zucco que permi...
© 2024 - Associação dos Arrozeiros de Alegrete - Todos os direitos Reservados