Nesta segunda-feira, um segundo evento marcou a Semana Arrozeira. Uma sessão especial da Câmara de Vereadores, onde foi foi lembrado os 40 anos do plantio direto do arroz, tecnica iniada na Fazenda Cerro do Tigre, e que se espalhou pelo mundo inteiro.
Houve homenagem com Voto Congratulatório Póstumo ao ex-produtor Eurico Dornelles, que foi o pioneiro.
Ivo Mello, coordenador local do IRGA, foi quem fez o histórico e ajudou na articulação do evento.
“Li recentemente que recém a Índia está implantando o sistema, algo iniciado aqui já faz 40 anos. A FAO adotou esta tecnica como um padrão sustentável, então, temos que exaltar este feito e consagrar este visionário”, disse.
A sessão presidida pelo vereador Luciano Belmonte, teve a participação na mesa do Presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete Gustavo Thompson Flores, do Secretário da Agricultura Daniel Gindri, do Coordenador Regional do IRGA, Cleiton Ramão e do representante da Casa Civil Fabrício Dutra.
Em sua fala, o presidente do Legislativo, vereador Luciano Belmonte, enalteceu os 40 anos e o pioneirismo do homenageado.
Já o vereador Itamar Rodriguez, PP, bate forte em sua fala sobre a demonização do agro, e a importância de lembrar e enaltecer quem desbrava e traga novas tecnologias para alimentar o mundo.
O Presidente da AAA, Gustavo Thompson Flores, agradeceu o Legislativo pela acolhida e homenagem e ressaltou que o plantio direto irrigado é uma tecnologia recém buscada pela Índia, fato feito em Alegrete há 40 anos. Gustavo convidou à todos para participarem da Semana Arrozeira.
Representante do IRGA, Cleiton Ramão, coordenador regional, destaca que alimentar une e desenvolve regiões inteiras.
Fabrício Dutra, representa o secretário Artur Lemos, da Casa Civil, do Governo Estadual.
Se disse muito orgulhoso pelo convite.
Parabenizou também a realização da Semana Arrozeira. “A importância do agro para cada comunidade, como é o caso de Alegrete”.
Daniel Gindri, Secretário da Agricultura, como filho e produtor agradeceu o pioneirismo do sr Eurico, lembrou também a homenagem feita pela CAAL ao sr. Raul Englert, bem como a criação da Federarroz em Alegrete, ressaltando que na platéia tem muita história.
Encerrando, Andréia, filha do homenageado, agradeceu e frisou que a família
toda se sente honrada pela homenagem.