A superintendência regional do Banco do Brasil em Mato Grosso confirmou que desde esta última segunda-feira deu início ao processo de recepção dos pedidos de pré-custeio dos produtores rurais do Estado para a safra 2016/17. A instituição está disponibilizando para todo o país nessa temporada R$ 10 bilhões em recursos controlados, volume que supera em 22% a oferta anterior. Os recursos que passarão a ser liberados a partir dessa semana são oriundos das captações próprias da poupança rural e dos depósitos à vista. Hoje, a partir das 9h, a superintendência local reunirá lideranças do agronegócio em Mato Grosso para apresentar detalhes do ‘Custeio Antecipado’.
Como explicou na semana passada o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), Endrigo Dalcin, em razão da forte elevação de custos de produção e da ausência da liberação do pré-custeio em 2015, havia muita expectativa pela oferta dos recursos já a partir de fevereiro. “Quanto mais antecipado esse dinheiro chegar, mais poder de barganha proporciona ao produtor que já inicia suas compras e antecipa seu planejamento”.
Um dos fatores apontados pelo segmento que contribuíram para a alta do custo de produção da safra de soja 2015/16, que começa a ser colhida no Estado, foi justamente a ausência do pré-custeio, o que levou muitos produtores a procurarem ao mesmo tempo o mercado e fazendo isso muito próximo do momento do plantio, já no segundo semestre de 2015. “Além da lei da oferta e procura que por si só inflou as cotações dos insumos, quem comprou nessa época pegou um dólar mais caro”, lembra Dalcin.
http://www.agrolink.com.br/culturas/arroz/noticia/pre-custeio-vira-realidade-em-2016_346619.html