Clima / Meio Ambiente

Podcast
Minuto da Prosa

Cotação

Cotação do arroz

Previsão do tempo

Clima em alegrete

Previsão de chuvas preocupa produtores de arroz no Rio Grande do Sul

As previsões de muitos dias de chuva ainda durante o mês de setembro têm preocupado alguns produtores de arroz do Rio Grande do Sul, destaca o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (18.09). Caso se confirmem os prognósticos climáticos, pode haver atraso no preparo das áreas a serem cultivadas, para quem semeia em solo seco, e diminuição no ritmo da semeadora para os agricultores que a fazem sobre lâmina d’água.

Na última semana, os orizicultores começaram a intensificar o preparo das áreas que irão ocupar na próxima safra, com o preparo antecipado do solo já sendo registrado em diversos municípios, bem como os trabalhos de drenagem, limpeza de canais, remonte de taipas e manutenção das máquinas. As chuvas excessivas ocorridas durante as semanas anteriores causaram inundações em algumas lavouras situadas às margens de arroios e rios, prejudicando o trabalho de preparo final do solo. Mesmo nos locais mais altos, houve paralisação das atividades devido ao excesso de umidade, situação que pouco afetou onde o sistema de cultivo pré-germinado (diretamente sobre lâmina d’água) é utilizado.

Feijão

Outro grão de verão, a cultura do feijão 1ª safra começa a ser implantada em regiões do Estado que semeiam mais cedo, enquanto nas demais, a fase ainda é de preparação do solo e tratos culturais. As primeiras lavouras, de acordo com a Emater/RS-Ascar, estão em fase de germinação e crescimento vegetativo e apresentam desenvolvimento normal, beneficiadas pela temperatura um pouco mais elevada da semana que passou.

 

Associação dos Arrozeiros e Sindicato Rural repudiam ...
NA IGREJA MATRIZ, MISSA DE AGRADECIMENTO PELA COLHEIT...
Sancionada Lei de autoria do Delegado Zucco que permi...
© 2024 - Associação dos Arrozeiros de Alegrete - Todos os direitos Reservados