O Programa Alfa, oferecido pelo Senar-RS, começa os preparativos para o encerramento do ano letivo dos novos alfabetizados de 97 municípios gaúchos. Foram 189 turmas que, em seis meses de aula, alfabetizaram 2.763 alunos em 219 horas de ensino. Os encerramentos serão realizadas entre os dias 1º e 16 de outubro. O Programa Alfa oferece para adultos que vivem em zonas rurais com baixa escolaridade a oportunidade de aprender a ler e escrever e, posteriormente, participar dos demais cursos oferecidos pelo Senar.
Neste ano, 50 sindicatos rurais foram parceiros do programa.
Uma das coordenadoras do Alfa, Maria Cristina Freitas, trabalha com o projeto há quatro anos. Ela acredita que a iniciativa deveria ser de conhecimento de todos os municípios gaúchos, já que oferece uma estrutura de ensino diferenciada. Além disso, ela lembra que o programa auxilia a erradicar o analfabetismo. A sensação de ver o aprendizado e a evolução dos alunos é gratificante. “É uma sensação indescritível, só quem vive o Alfa consegue entender. Tu vivencias jovens e idosos conseguindo, pela primeira vez, ter a oportunidade de ir para uma escola, segurar um lápis, escrever seu próprio nome”.
Cristina conta que cada turma provoca uma emoção diferente, por encontrar realidades distintas. “É um crescimento muito grande como pessoa. A gente não só auxilia o ensino, como também aprende”. Outro fator importante para o sucesso do Programa Alfa é, segundo a coordenadora, o planejamento e a organização.
http://www.paginarural.com.br/noticia/220953/programa-alfa-do-senarrs-conclui-a-alfabetizacao-de-mais-de-dois-mil-alunos