Na quarta-feira começa a primavera mas colorido mesmo deve haver pouco. Por enquanto, Canoas e Nova Santa Rita estão em alerta por causa da chuva. O nível dos rios sobe e devagarinho pode cobrir as ruas das áreas ribeirinhas. Há sempre a preocupação com a direção do vento. Com tantos dias de chuva, e até granizo, as lavouras já se ressentem.
No bairro Mato Grande a situação é preocupante. “Acho que 80% da couve está com folhas furadas do granizo”, lamenta o produtor Roni Zudrever, 43. “Isso faz as folhas apodrecerem rápido. A couve recupera o miolo, mas o tomate, o espinafre e a alface não sei se dá para vender.”
Em Nova Santa Rita, o arroz gosta de água, mas o plantio começa agora. Para o melão, é cedo para avaliar perdas, mas uma chuva persistente pode afetar. “Já foi plantado e está largando fruto, só não pode chover para não mofar”, esclarece o secretário de Agricultura Ildo Maciel. A área cultivada é de aproximadamente 60 hectares da fruta.
http://www.agrolink.com.br/culturas/arroz/noticia/rs–chuva-torrencial-dos-ultimos-dias-traz-prejuizos-a-agricultura_223449.html