Politica / Economia

Podcast
Minuto da Prosa

Cotação

Cotação do arroz

Previsão do tempo

Clima em alegrete

RS: Farsul divulga índices de inflação do agronegócio de agosto

Os preços pagos aos produtores obtiveram uma alta de 4,45% no mês de agosto. Este é o segundo mês consecutivo com resultado positivo, o que garantiu que o Índice de Inflação da Receita dos Produtores (Iipr) superasse o Ipca no acumulado do ano. Enquanto o Iipr chegou a 7,44%, o Ipca registrou 7,06% e o Ipca Alimentos, 7,30%. Desde 2012 este fato não acontecia. Os dados estão no relatório divulgado pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul relativo ao mês de agosto de 2015.

O levantamento também aponta uma forte alta nos custos de produção. O índice de Inflação dos Custos de Produção (Iicp) indica um aumento de 2,37%. No ano, o acumulado é de 7,08%, superando pela primeira vez, em 2015, o Ipca do período. Este resultado já havia sido previsto pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul. A diferença deve ser ampliada até o final do ano, pois é no segundo semestre que acontece o maior reajuste nos custos de produção.

O principal ofensor nos custos de produção segue sendo os fertilizantes, com reajustes que chegam até 10%, que sofrem influência direta das variações cambiais, mesma situação dos inseticidas. As lavouras de soja e arroz são as mais afetadas por esses aumentos. Já a alta do Iipr foi puxada pela soja, com aumento de 5,6%, seguido do milho (4,9%), trigo (4,8%) e arroz (2%). Porém, o preço do boi apresentou uma acentuada queda de 6,1%, em consequência da safrinha.

Os resultados de agosto mais uma vez comprovam que não existe uma relação direta entre o valor que o consumidor paga nas prateleiras dos supermercados e o recebido pelos produtores. O Ipca Alimentos teve uma queda de 0,01%, contra o crescimento do Iipr.

Fonte: Sistema Farsul

http://www.paginarural.com.br/noticia/220313/farsul-divulga-indices-de-inflacao-do-agronegocio-de-agosto

Pauta climática e desafios para a Metade Sul na Seman...
Molion está confirmado na Abertura da Semana Arrozeir...
Associação dos Arrozeiros e Sindicato Rural repudiam ...
© 2024 - Associação dos Arrozeiros de Alegrete - Todos os direitos Reservados