Para arrozeiros, produtividade é de 120 sacos/hectare, por causa das perdas provocadas pelo excesso de calor
Os arrozeiros estão revoltados com o levantamento da safra feito pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) que aponta uma produtividade média de 140,6 sacos por hectare na lavoura de arroz em Cachoeira do Sul. De acordo com o presidente da União Central dos Rizicultores (UCR), Pinto Kochenborger, este dado não está traduzindo a realidade da colheita, o que preocupa os produtores. Pinto observa que 25 arrozeiros se reuniram para debater a safra na sexta-feira e relataram o rendimento de suas lavouras, constatando que a produtividade está abaixo do que foi divulgado pelo Irga.
A pesquisa feita pelo Irga aponta que o rendimento médio da lavoura de arroz de Cachoeira do Sul está em 7.031 quilos por hectare, o que representa 140,6 sacos de 50 quilos. A colheita do arroz atingiu na semana passada 61,50% dos 33.420 hectares cultivados no município.
De acordo com Pinto, o grupo de 25 produtores cultiva cerca de 11 mil hectares de arroz, o que corresponde a 30% da lavoura de Cachoeira. Ele frisa que nesta safra a produtividade média das áreas destes agricultores é de 120 sacos. “Não conseguimos entender como o Irga aponta uma safra melhor. Talvez por ser órgão do governo o Irga esteja fazendo isso. O governo quer comida barata”, enfatiza Pinto.
http://www.planetaarroz.com.br/site/noticias_detalhe.php?idNoticia=12732